terça-feira, 10 de abril de 2012

Confira a entrevista com a acariense Titina Medeiros, a nova estrela da Globo

Por Itaércio Porpino (A entrevista e os créditos são de exclusividade do site Solto na Rede)


Natal-Rio, Rio-Natal. Vai e volta, vai e volta. Desde o finalzinho de janeiro, essa é a rotina da potiguar Titina Medeiros, que estreia numa novela da Globo já desempenhando papel de destaque. A atriz acariense é uma das protagonistas de “Cheias de Charme”, próxima trama das sete, que o Brasil vai poder acompanhar a partir de segunda-feira, 16 de abril.


Titina foi parar no elenco da novela após dois produtores da Globo terem visto sua atuação na peça “Sua Incelença Ricardo III”, com os Clowns de Shakespeare, no Festival de Teatro de Curitiba, ano passado. Os produtores a convidaram para um teste e deu no que todo mundo vai poder ver no início da semana que vem. 


No último dia 31 de março, Titina conversou com o Solto na Cidade sobre essa sua nova fase. Ela falou que está curtindo muito tudo, mas em nenhum momento se mostrou deslumbrada. Disse coisas de quem tem os pés no chão. Bem firmes. 


Solto - Como está seu dia-a-dia? Puxado?
Titina - Pois é, vou e volto toda semana. Mas não estou achando muito puxado não. Até porque fico alguns dias em casa aqui em Natal. Quando estou lá, em média três dias por semana, trabalho todo o dia, mas o resto da semana é de folga. Mas todo mundo fala que quando a novela começa, aí sim, é uma loucura. As gravações começaram pelo meu núcleo, e estamos gravando desde o finalzinho de janeiro.
Solto - Até quando vão as gravações?
Titina - A ideia é gravar até 15 de setembro. A previsão é essa, talvez estenda mais um pouco.
Solto - E o que você está achando disso tudo? Um dia chegou a sonhar em ser atriz de novela da Globo?
Titina - Nunca cheguei a sonhar em ser atriz de novela, sinceramente. Quis ser atriz depois que assisti a uma peça de teatro. A TV tava muito distante, muito. Acho que tudo aconteceu porque tinha que acontecer. Foi uma surpresa para mim também.
Solto - Do ponto de vista da visibilidade do artista, não tem nada que se compare, né?
Titina - É, é uma loucura. Nem sei te falar. Acho que estou vivendo uma realidade de atriz.
Solto - Como assim?
Titina - Tipo assim: uma coisa que percebi é que o que se faz na TV não é diferente do que fazemos nos Clowns, do teatro que sempre fiz aqui em Natal. O jogo do ator é o mesmo e isso foi uma boa surpresa pra mim.
Solto - Mas muita gente diz que é diferente... 
Titina - É diferente enquanto linguagem e não enquanto jogo. O trabalho em si, entende? O resto é criado pelo mito da TV. Eu cheguei lá com todos os mitos que a TV me fez pensar e de repente me deparo com profissionais como os meus companheiros aqui em Natal. Somos atores; nossa profissão é essa, seja aqui, seja lá, seja no cinema, TV ou teatro. Mas, veja, ainda estou chegando, não sei ao certo muita coisa. Ainda nem me vi, não sei como estou me saindo.
Solto - Você vai precisar fixar morada no Rio?

Titina na pele da empregada Maria do Socorro, na novela 'Cheias de Charme' 

Titina - Não sei ainda. Eles falam que vou morar lá, mas até agora ainda não fui. Por enquanto, estou gostando dessas idas e vindas. Gosto demais de morar aqui em Natal. No mais, estou adorando a equipe.



Solto - Você já vê com outras perspectivas sua carreira e imagina também que essa oportunidade possa abrir portas para outros artistas de Natal?
Titina - Ah, assim eu espero. Farei o que estiver ao meu alcance para divulgar a cultura do RN. Quero apresentar nossa música a alguns amigos, quero indicar atores daqui. Agora tudo isso com muita calma, porque ainda estou chegando. É preciso reconhecer o terreno em que se pisa. Quero fazer a novela e me concentrar nela sem pensar no que vem depois. Sinceramente, ainda não parei pra pensar nas perspectivas. Estou muito tranquila em relação a isso. Estou num momento muito bacana de minha vida, mais madura. Sei que meu próximo trabalho após a novela é a montagem do Hamlet com os Clowns de Shakespeare. Estou muito ansiosa para essa montagem.
Solto - O papel que você faz na novela é de destaque?
Titina - Segundo os autores, minha personagem é a quinta protagonista na trama. Tem as três Marias (Penha, Rosário e Cida), depois tem a vilã Chayene (Cláudia Abreu) e em seguida vem Maria do Socorro, que é a minha personagem.

Titina na peça 'Sua Incelença Ricardo III', do grupo potiguar Clowns de Shakespeare 

Solto - É nordestina?
Titina - Sim, piauiense. Ela tem como irmão Naldo (Fábio Lago) e como mãe Epifânia (Ilva Niño). 
Solto - E qual o papel dela na trama?
Titina - Ela é uma empregada sem talento para isso. Sonha em conhecer e ser amiga de Chayene, que também é do Piauí. Sinto que ela apronta, mas não tem maldade, sabe como é? Ela é uma dessas criaturas sem noção que quer subir na vida de forma fácil, além de ser toda atrapalhada.
Solto - E Chayene é famosa?
Titina - É, é uma cantora rica e famosa, mas que está em declínio.
Solto - De Acari para Natal e agora Rio de Janeiro... Como lida com esses dois espaços tão diferentes - o interior e a metrópole?
Titina - Sou brejeira, sou de Acari e sou de família simples. Gosto das coisas e das pessoas simples, mas minha profissão me exige sair desse lugar de conforto e enfrentar o mundo. Acho que o teatro me dá essa condição de cigana. Agora procuro não me violar. Serei Titina de Acari sempre. Acho que quando a gente tem as origens muito firmes, o espaço fica mais possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário